Algumas dicas... sobre como poupar

Alô, pessoas!

Hoje trago-vos uma dica que é muito importante e útil nos tempos que correm. Todos sabemos que a Economia não está no seu melhor e que as finanças andam meias desequilibradas - em Portugal e no mundo. Contudo, este é um problema que pode ir sendo contornado se todos soubermos poupar um pouco todos os dias. Há imensas coisas que podemos fazer no dia-a-dia para poupar e eu vou indicar-vos aqui algumas que eu tento seguir à risca, embora nem sempre seja possível.

·         Livros Escolares: Isto é algo que eu faço sempre que posso e que podemos fazer todos os anos, se tivermos condições para tal. Então, assim que tiverem a vossa lista de livros escolares, antes de os irem comprar, certifiquem-se se têm algum amigo mais velho ou até primo ou irmão mais velho que tenha usado os mesmos livros e que vos possa emprestar. Podem nem dar todos mas se algum der, já é sempre mais algum dinheiro que se poupa! E se puderem, claro, façam o mesmo com pessoas mais novas que não tenham grandes possibilidades de comprar livros. Há também bancos de livros a que podem recorrer.

·         Material Escolar: Se tiverem material de anos anteriores que ainda esteja em bom estado, não hesitem em reutilizá-lo, pois é uma forma de não gastar dinheiro à toa com coisas que têm em casa e que até estão em bom estado.

·         Porquinho-Mealheiro: Bem, não precisa de ser um porquinho, mas arranjem um mealheiro que se irá transformar na vossa caixa de poupanças onde coloquem apenas moedas. E porquê? Bem, no meu entender, é mais fácil irmos poupando algumas moedas, nem que sejam de 1 cêntimo ou 2, do que pouparmos notas de 10 euros. Uma coisa é o dinheiro que recebemos nas épocas festivas, outra é o dinheiro que vamos poupando. E como é que podem poupar dinheiro? Simples. Caso tenham semanada (que é mais ou menos o meu caso), ao fim da semana vejam os trocos que têm na carteira e que nem fazem muita falta e coloquem-nos dentro dessa caixinha. Vão ver que, ao fim de algum tempo, já terão angariado algum dinheiro.

·         Roupas: Estimem bem as vossas roupas! Eu sei que, nós raparigas, às vezes necessitamos de uma peça de roupa nova no armário, mas nem sempre há possibilidade de a comprar, por isso, estimem bem a roupa que têm para que dure durante mais tempo e possam utilizar o dinheiro que gastariam em roupa desnecessária em coisa que realmente precisem. E se, por exemplo, tiverem uma irmã (mais velha ou mais nova) que vista o mesmo que vocês, não hesitem em partilhar roupa. Têm mais por onde escolher e não têm tanta necessidade de estar sempre a comprar roupa nova.

·         Folhas de Papel: Isto pode parecer completamente inútil, mas usem sempre as folhas de papel de ambos os lados. E quando tiverem folhas impressas ou escritas de apenas um lado e que não sirvam para mais nada, em vez de as porem para o lixo, guardem-nas para, quando precisarem, poderem usá-las como folhas de rascunho. Outra coisa, em vez de deitarem as folhas escritas de ambos os lados e velhas para o lixo comum, reciclem papel! São pequenos gestos que podem fazer grandes diferenças!

Bem, acho que por esta semana é tudo! Eu escolhi apenas dicas simples e básicas que eu própria tento seguir sempre à risca! Se todos cooperarem, verão que irão notar que, aos poucos, vão poupando alguma coisa, por pouco que seja!

Vemo-nos em breve!

Comentários