#9

9ªDica (7 a 13 de junho de 2015) – Como se preparar para os exames?
Já se passaram praticamente quatro meses desde a última dica mas, além de eu nem sempre ter ideias, a escola atrapalha bastante e posso mesmo dizer que reduz os meus níveis de inspiração e criatividade. Contudo, é mesmo ela que me traz até esta dica.



Na minha terceira dica (link aqui), eu já falei um pouco deste tema, mas desta vez vou dar-vos dicas mais coesas e consistentes para vos ajudar a estudar para os exames. Estes são os truques que eu uso e que me ajudam, por isso espero poder ajudar-vos também. Apesar de eu estar no 9ºano, eu creio que estas são dicas que servem para todos aqueles que vão fazer exames, pois são bastante gerais.


1.       Antes de começares a estudar para os exames, compila a matéria de todos os anos que vão sair no exame e certifica-te de que ficas só com os resumos fidedignos – ou seja, que estão 100% de acordo com a matéria que deste e que vai sair.

2.       Procura comparar os teus resumos com outros livros ou resumos de outras pessoas, para verificares se não te falta nada ou se não tens erros nenhuns.

3.       Se te ajudar, cria o teu próprio horário de estudo, de modo a que tenhas tempo para estudar, comer, descansar e descontrair. É muito importante que não fiquemos sobrecarregados com estudo, porque a nossa cabeça vai começar a deixar de raciocinar da forma certa por causa do cansaço.

4.       Faz o download de exames ou fichas para praticar ou volta a resolver os exercícios dos teus manuais ou cadernos de atividades.

5.       Não fiques com dúvidas. Procura ajuda de um professor ou explicador que te dissipe as dúvidas em relação a alguma matéria ou exercício.

6.       Resolve, pelo menos, um exame do princípio ao fim como se estivesses lá no momento: cumpre tempos e todas as regras. No fim, façam a correção do vosso exame e cotem-no, de modo a saberem qual o nível a que estão.

7.       Não fiquem demasiado nervosos antes do exame. Isso vai impedir-vos de pensar corretamente e vão ficar preocupados com coisas que não são importantes e que vos vão distrair do exame.

8.       Não te preocupes em rever toda a matéria (muito menos no dia/noite antes do exame), mas sim aquela que sai mais frequentemente nos exercícios e na qual não te sentes tão confortável.


E pronto, é isto! Espero ter-vos sido útil! Desejo-vos muita sorte e que tudo corra bem nos vossos exames! (Espero o mesmo para mim.)
Beijinhos,

Inês Martins – Dreamcatcher 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter