Ó Coimbra


[este texto foi escrito por mim para um teste de português, contudo eu gostei tanto dele que o quis partilhar convosco. espero que gostem]


Coimbra é uma pequena e antiga cidade, situada no centro de Portugal, e banhada pelo maior rio português, o Mondego. É conhecida, desde sempre, como a “cidade dos estudantes” e a verdade é que é quase impossível visitar a cidade e não nos darmos de caras com um universitário trajado a rigor. Quer a sua Baixa, quer a sua Alta, ambas são repletas de ruas e ruelas com lojas, restaurantes e antigas tabernas, que nos levam a sentir a verdadeira essência da cidade.~

Há vários motivos que justificam uma visita, mas aqui em relevo constarão apenas três.

Primeiro, Coimbra tem a mais antiga, conceituada e bonita (cada um puxa a brasa à sua sardinha) universidade do país, sendo que é quase proibido vir a Coimbra sem visitar este histórico monumento. Depois, a cidade está recheada de fantásticos museus, igrejas e jardins, cheios de História; também o Teatrão e o Teatro Gil Vicente brindam a cidade com imensa magia e magníficas peças. Por fim, há ainda a magnífica Quinta das Lágrimas. Toda gente conhece a bela, mas trágica, história de amor de D. Pedro e Inês de Castro, testemunhada por esta quinta. É possível visitar as ruínas da casa dos dois amantes e ainda a famosa “fonte dos amores”, onde, supostamente, consta o sangue derramado por Inês aquando da sua morte (esclareçamos aqui que, na realidade, são apenas algas de tonalidade vermelha).

Esta cidade tem um enorme encanto, sobretudo na hora da despedida, como nos diz e tão bem a canção. É capaz de transmitir um enorme orgulho aos que nela vivem e eu não evito o arrepio na espinha ao passar na Ponte de Santa Clara, de onde se vislumbra toda a cidade, banhada pelo nosso Mondego.

Todos os que por cá passam, ou mesmo os que cá vivem, não são capazes de evitar aquele arrepio saudosista na espinha, a nostalgia de tempos que ainda nem passaram.


Por todas estas razões e muitas mais, convido-vos, hoje a visitarem Coimbra e a deixarem-se apaixonar por toda a magia e romance que a envolvem. 

E quem já visitou esta bela cidade ou vive aqui? Quero saber o que pensam dela, atrevam-se a usar e abusar dos comentários deste post! :)

Comentários

  1. Basta dizer que como estudante de história da arte, muitas das minhas aulas são na rua pois Coimbra oferece relíquias de vários tempos :).
    Acho no entanto que coimbra tem maid potencial do que aquele que é aproveitado e tem imensa piada existirem placas do tipo "zona histórica " ou "zona monumental" quando praticamente toda a cidade o é.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade!

      Muito obrigada pelo teu comentário! Beijinhos

      Eliminar
  2. Basta dizer que como estudante de história da arte, muitas das minhas aulas são na rua pois Coimbra oferece relíquias de vários tempos :).
    Acho no entanto que coimbra tem maid potencial do que aquele que é aproveitado e tem imensa piada existirem placas do tipo "zona histórica " ou "zona monumental" quando praticamente toda a cidade o é.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter