Primeira Impressão sobre o Secundário


Olá, dreamers!


O meu primeiro ano no ensino secundário começou há um precisamente mês atrás e eu achei que era uma boa altura para fazer uma espécie de balanço e de primeira impressão acerca desta nova fase e do curso em que estou – Ciências e Tecnologias.

Agora, depois de um mês de aulas, penso que posso dizer que me começo a adaptar, mas não foi fácil. Não digo isto em termos de turma e de escola em si, porque tive sorte com a minha turma e fui muito bem recebida na turma e na escola, mas sim porque há uma enorme diferença entre o básico e o secundário.

Nunca na minha vida de estudante, que já conta com nove anos, eu tinha começado a estudar na minha primeira semana de aulas. E este ano lá teve de ser. Se se quer manter a matéria em dia, há que estudar todos os dias. É verdade que às nove da noite já se tem vontade de ir para a cama, porque o dia parece sempre que nunca mais termina e tem dias que temos tanta coisa para fazer que um dia com 25 horas era o ideal. É cansativo, sobretudo porque o curso é complexo e exigente. Contudo, eu penso que se é isto que queremos e que gostamos, isso não é um problema. Só há uma coisa que temos de ter na nossa cabeça: temos de trabalhar e esforçarmo-nos muito, porque de outro modo não vamos a lado nenhum. As pessoas fazem sempre do curso de Ciências um bicho-de-sete-cabeças. Digo-vos: é difícil, sim, mas não é uma coisa do outro mundo. Temos de ser organizados e de termos capacidade de adaptação a novos ritmos e métodos de trabalho.



Quanto à escola em si, estou a adorar. Eu já conhecia a escola, muitos dos professores e funcionários, bem como muitos elementos da minha turma, e isso é um ponto muito positivo. Tive ainda o privilégio de estar, de algum modo, envolvida na campanha para a associação de estudantes e diverti-me imenso.


Por isso, resumidamente, tenho a dizer que o secundário não é assim tão mau. É um bocadinho mais exigente, é certo, mas não é uma diferença demasiado abismal do ensino básico. Há que se ter objetivos, perspetivas de futuro e motivação, porque isso é já meio caminho andado para trabalharmos e darmos sempre o nosso melhor. 

E vocês? Como se estão a dar neste novo ano letivo?


Comentários

  1. Eu adorei o meu secundário, foi das melhores alturas da minha vida até agora. eu e as minhas amigas éramos tipo aquele grupo popular dos filmes de adolescentes (mas não éramos más, apenas nos metíamos em tudo e em todas as atividades) e ainda hoje, o meu irmão é conhecido como o "irmão da Fadista" (que por vezes até pode ser mau). Também cursei Ciências e Tecnologias e a diferença que eu e as minhas amigas notámos mais (estamos juntas desde o 5º ano) foi no 11º. A sério, para mim foi o ano mais trabalhoso mas com esforço tudo se consegue.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero fazer do meu secundário algo memorável, também. Acho que é uma oportunidade de nos divertirmos e é das melhores fases da nossa vida, sobretudo antes de nos tornarmos "adultas". Acabei de entrar para as Escolíadas porque eu quero mesmo viver tudo isto do secundário e acho que uma boa forma é estarmos envolvidos em tanto quanto possível.
      Sim, o curso é trabalhoso e acredito que o 11º seja ainda pior, mas como tu disseste e muito bem "com esforço tudo se consegue".

      Muito obrigada pelo teu comentário,
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Identifiquei-me com tudo o que escreveste! Gostei muito! :)
    Beijinhos! <3

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    O teu Blog é muito fofo. Passei a seguir aqui e nas restantes redes sociais :) *
    Fiquei com uma curiosidade: como é que conseguiste pôr aquele design nas redes sociais? :$ (não sei se me podes revelar, mas tentei). Se puderes responde no meu blog. Obrigada!
    FACEBOOK: Dá-me uma oportunidade
    BLOG: Maffalda da Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mafalda!
      Muito obrigada, a sério! Fico muito feliz que tenhas gostado e que estejas a seguir! Vou segui-te também! :)
      Quanto a essa parte, não fui eu que a fiz, sendo-te muito sincera. Basicamente, tem a ver com HTML e eu não sou muito boa nisso. :/ Desculpa não te poder ajudar.

      Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter