Momentos de Revolta #5: Feminismo não é contrário de machismo!


Pessoas que acham que feminismo é o contrário de machismo irritam-me seriamente. Machismo é uma forma de “discriminação” do sexo feminino; feminismo é o direito pela igualdade de géneros. Não há mal nenhum um homem ser feminista e eu até acho que todos o deveriam ser.


Durante muitas centenas, se não mesmo milhares, de anos as mulheres foram tratadas como seres inferiores aos homens, quase comparadas aos animais domésticos. As mulheres serviam para tratarem da casa, casarem, terem filhos e serem fiéis. Esse era o destino de todas as mulheres à nascença e ai daquelas que se atrevessem a contrariá-lo. As que queriam ser mais do que donas de casa, eram maltratadas nos empregos. Ganhavam salários mais baixos (hoje em dia, nalguns sítios, isso continua a acontecer) e eram assediadas pelos patrões. Se não queriam casar e ter filhos eram vistas com muitos maus olhos, como se tivessem sido malcriadas. Se traíssem os maridos (como eles faziam com elas) eram julgadas na praça pública como se tivessem cometido um crime.

Durante todos esses anos, as mulheres não tinham voz ativa na sociedade. Não podiam votar – um voto que, supostamente, era público e para todos – e, portanto, não tinham opinião sobre a sua nação.
Sabiam que a violação dentro do casamento não era um crime até à década de 90? E que até 1848 as mulheres não podiam possuir propriedade? Mais, as mulheres não tinham o direito a pedir o divórcio! Sabiam também que ainda há países em que a violência doméstica contra as mulheres não é um crime?

Durante anos e anos, milhões de mulheres lutaram por serem aceites na sociedade como seres humanos com dignidade, com opinião, inteligência e razão. Não me venham agora dizer que feminismo é o contrário de machismo e que não apoiam os feministas se não sabem o que o feminismo é! Durante 200 anos, as mulheres lutaram pela sua emancipação por isso, agora, não queiram passar por cima dessa luta como se não tivesse qualquer valor.


Tenho dito!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter