"A Canoa"


No passado dia 2, no âmbito de uma visita de estudo, fui ao teatro da Cerca de S. Bernardo, em Coimbra, ver uma peça chamada "A Canoa". Esta peça, escrita e encenada pelo galego Candido Prazó, foi interpretada por uma companhia da cidade chamada A Escola da Noite. A peça aborda um tema bastante atual infelizmente - a violência doméstica. 


Ia bastante expectante, dado que as nossas professoras nos avisaram que poderia conter linguagem mais "chocante" e também devido ao tema ser algo do meu interesse. É uma das coisas que mais me repugna na nossa sociedade e achei que seria interessante ver uma peça que falasse deste tema. E não fiquei desiludida, de todo. Até fui surpreendida! Confesso que não esperava algo tão bom e que mexesse tanto comigo. 

Acho que a história é bastante interessante e adorei o facto de ser rica em metáforas - tal como o seu próprio título é uma metáfora. Mesmo sendo uma leiga nisto do teatro, achei que as personagens estavam todas excelentemente construídas e interpretadas pelos belíssimos atores. É também de louvar o trabalho do autor e encenador que conseguiu abordar este tema da forma mais "ligeira" possível, conseguindo dizer o essencial e o mais importante de forma indireta. 

Confesso quem sim, chorei, lá para o final. Contudo, acho que isso é realmente uma coisa boa porque significa que os atores passaram toda a intensidade emocional que era requerida para uma peça que aborda este tema. 

Os meus sinceros parabéns ao autor pelo texto magnífico - recheado de monólogos incríveis - e à companhia pela belíssima representação!


Se quiserem mais informações, podem visitar este site




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter