#13


13ªDica (10 a 16 de abril de 2016) – Métodos de organização

Olá, dreamers! Para variar, não faço uma dica semanal há imenso tempo! Eu sei, eu sei, que tinha prometido fazer a segunda parte da 12ªdica, mas a inspiração tem sido pouca e o tempo livre também. Hoje tive esta ideia-relâmpago e tive de a aproveitar (mas prometo que a segunda parte da 12ªdica vai chegar em breve, já estou a trabalhar nela).

Como sabem (acho eu), iniciei este ano uma nova fase da minha vida escolar e tenho constatado que há uma diferença abismal entre o ensino básico e o ensino secundário. Essa enorme diferença fez-me ter de adaptar novos métodos de organização e retomar alguns que já usava. Como, para mim, esses métodos têm sido uma boa ajuda e como há imensa gente que tem dificuldade em arranjar formas de organizar o seu estudo e as suas atividades, resolvi partilhar esses métodos convosco.



1-      Um método que já uso há uns anos é ter uma agenda escolar. Parecendo que não, é uma grande ajuda ter os nossos dias planeados e, por exemplo, no início da semana podermos dar uma olhadela para toda a semana e ver o que temos já programado, para organizarmos o nosso tempo de modo a termos tempo para fazer tudo.

2-      Este método que vos vou falar também é algo que já uso desde que entrei no ensino básico e que acaba por ser um pouco um complemento da agenda, que é um calendário de testes. Podem pendurar este calendário numa das paredes do vosso escritório, de modo a que possam ter sempre uma ideia de qual é o próximo teste que vão ter e antecipar, assim, o vosso estudo.


3-      O método de que vos vou falar agora foi algo que só adotei este ano, mas que me tem dado uma grande ajuda. É uma folhinha onde aponto todos os dias os trabalhos de casa ou os outros trabalhos que tenha para fazer. Como, muitas vezes, os trabalhos de casa não são para o dia seguinte, não os faço logo e, assim, é uma forma de saber sempre o que já fiz ou o que ainda tenho para fazer e para quando.


4-      Por fim, eu comecei também, este ano, a usar um método de que já tinha ouvido muita gente a falar, mas que nunca tinha posto em prática e que resulta mesmo. No inicio de cada semana, faço uma to-do list à qual vou acrescentando as coisas que tenha de fazer e todos os dias a consulto para fazer check no que já fiz e ver o que tenho de fazer a seguir. Este método é útil porque vos ajuda a ter uma perceção do que têm de fazer nesse dia, ou nessa semana, mais ao pormenor, orientando-vos sobre o que precisam de fazer na hora ou deixar para o dia seguinte.


E pronto, estas foram as minhas dicas. Espero que vos sejam úteis, caso não usem estes métodos. Contem-me nos comentários se têm mais truques de organização que sejam eficazes convosco – pode ser que me ajudem também.
Beijinhos,
‘Nês


P.S. – E post-it’s! São uma ótima ajuda para nos lembrar de coisas importantes que temos de rever ou fazer! Usem imensos, como eu!

Comentários

  1. Gostei muito do post! Métodos parecidos com os meus... :)
    Beijinhos, ó "to-do lists"... 😜😁

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter