Projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar


Há uns tempos, descobri este projeto maravilhoso chamado Rabo de Peixe Sabe Sonhar e achei-o tão inspirador, tocou-me tanto, que não pude deixar de o partilhar convosco.


Para quem não sabe, Rabo de Peixe é uma localidade nos Açores, na ilha de S. Miguel, e é um dos sítios mais pobres da Europa – eu posso confessar-vos que nem imaginava que em Portugal pudesse haver um sítio assim. Este triste título deve-se ao facto do índice de natalidade ser bastante alto e devido às poucas condições económicas das famílias da vila, muitas das quais passam fome. Além disto, as crianças vêm de famílias com poucas possibilidades, geralmente problemáticas e cujos pais têm ligações ao mundo da droga e do alcoolismo, e, por isso, são poucas as que frequentam a escola de forma continua, pelo que o seu futuro parece pouco risonho. 































Contudo, felizmente, neste mundo há pessoas que nasceram com vocação para tornar as vidas dos outros melhores e tornar o nosso mundo num sítio melhor. Todos os anos, várias dezenas de voluntários juntam-se para dar, pelo menos, uma semana diferente a cada uma das crianças e jovens de Rabo de Peixe. Esforçam-se ao máximo para lhes proporcionar uma “semana de sonho” na colónia de férias que organizam em conjunto com Centros Universitários da Companhia de Jesus em Portugal.

Esses meros jovens voluntários esforçam-se durante muitas semanas que antecedem a colónia para preparar uma boa semana para aquelas crianças, para lhes dar uma estabilidade, uma alegria, que não têm durante o resto do ano. Fazem jogos com eles, pretendem passar-lhe algumas noções importantes e incutem-lhes a ideia de que podem e devem sonhar, tentando realizar-lhes pequenos sonhos, e que podem ambicionar por um futuro melhor.

Além da colónia de férias, este projeto também se junta às várias famílias carenciadas no Natal, proporcionando-lhes uma melhor época festiva imbuída no verdadeiro espírito natalício de amor e entreajuda, e na Páscoa. 


Espero que vos tenha deixado com curiosidade para saber mais acerca deste projeto e, quem sabe, procurar ajudar estes voluntários. O projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar tem sedes espalhadas por todo o país, nas quais são feitos eventos com vista a arranjar dinheiro para a organização das colónias de férias de verão anuais para as crianças e jovens de Rabo de Peixe.

Juntos podemos criar um mundo melhor!
Dreamcatcher

Comentários

  1. Fiquei muito feliz e entusiasmada ao descobrir a existência deste grande projeto! :)
    Beijinhos grandes! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquece-me o coração saber que ainda há boas iniciativas neste mundo! :)
      Muito obrigada e beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter