#14 - Como controlar o stress e a ansiedade?


14ªDica (19 a 25 de junho de 2016) – Como controlar o stress e a ansiedade?

Olá, dreamers! Para variar, já não faço uma destas dicas há algum tempo, mas tive esta ideia e achei que ia ser bastante útil. Estamos numa época muito propícia a casos de stress e ansiedade, devido ao facto de estarmos numa época de exames para a grande maioria dos estudantes nacionais.



Fui então pesquisar por algumas dicas de como controlar o stress e ansiedade que, mesmo eu não estando em época de exames, me vão ser muito úteis para os próximos anos letivos, sobretudo porque com apenas um teste eu fico super stressada e num enorme estado de ansiedade. Vamos começar?

1.       Para pessoas que têm stress e ansiedade constantes, diários, o melhor é optarem por sessões de massagens, ioga ou meditação. Por exemplo, no caso da ioga ou da meditação, ambos ajudam a controlar a mente e o corpo e, assim, a acalmar o stress.

2.       Um pequeno exercício que devemos fazer sempre que nos sentirmos ansiosos ou stressados, nomeadamente antes dos testes ou exames, é o controlo da respiração. Devemos inspirar lentamente pelo nariz, de boca fechada, segurar um pouco o ar e depois expirá-lo lentamente pela boca. Repetir isto algumas vezes até se sentir mais relaxado.

3.       A prática de exercício físico regular, como caminhadas ou até mesmo ir ao ginásio, ajuda a canalizar o stress para o exercício e não para o nosso pensamento/problema/exame, ajuda assim a “descarregar energias”.

4.       Num caso de stress ou ansiedade, tentem manter-se ocupados. Se não pensarem no assunto, se se abstraírem, é mais fácil não pensar no assunto e diminuir o estado de ansiedade. Ler um livro ou ouvir música, são boas opções.

Estas foram algumas dicas simples que encontrei e que qualquer um de nós pode fazer. Contem-me: já tiveram alguma crise de ansiedade? Como reagiram?
Espero que tenham gostado!


Dreamcatcher


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter