Não à violência!

Estamos a vinte e cinco de novembro e hoje comemora-se um dia extremamente importante, mas cuja existência é desconhecida para muitos de nós. Celebra-se, então, o dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres. Se, por um lado, é uma bênção que este dia seja marcado por todo o mundo, por outro lado, vivemos no século XXI numa sociedade moderna na qual este ato de terror devia causar a repulsa a mais pessoas do que causa – se tal acontecesse, este dia não precisaria de ser celebrado, não pela sua falta de importância, mas porque seria algo tomado como certo por todos e relembrado diariamente.
Todas as semanas (para não dizer mesmo todos os dias) somos confrontados com casos de violência doméstica, de mulheres que são violadas nas ruas, que são discriminadas e maltratadas. E agora chegamos às estatísticas, que não ligam a estratos sociais e económicos, que normalmente é o que choca as pessoas e as chama à realidade. Vamos a isto? Em média, em cada três mulheres, uma é vítima de violência doméstica e três em cada cinco mulheres já sofreram violência durante os seus relacionamentos. E eu poderia continuar. Mas cada vez veríamos números mais chocantes e assustadores. Pelo menos, eu, enquanto mulher e cidadã do mundo, sinto-me assustada. Devo sentir-me insegura de cada vez que ando na rua? Ou desconfiar de todos os que se aproximam de mim?
Nenhuma mulher deve ter medo de fazer seja o que for. Nenhuma mulher se deve sentir amedrontada de cada vez que anda sozinha na rua à noite (ou mesmo durante o dia). Nenhuma mulher deve ter de desconfiar da pessoa que escolheu para ter ao seu lado. Nem nenhuma mulher, nem nenhum ser humano. Que todos os dias lutemos para eliminar a violência contra as mulheres, aliás, eliminar a violência em geral. Vamos acabar com isto e lutar por um mundo melhor. Diz não à violência!

Comentários

  1. NÃO a qualquer tipo de violência!
    Quando era mais nova sofri de Bullying e uns anos mais tarde a minha mãe de violência doméstica, por isso, percebo perfeitamente quem passa por isso nos dias de hoje! Há que ter força e sair disto! *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Definitivamente. Numa sociedade dita "avançada" não deveria haver lugar para violência. Lamento pelo que ambas passaram e admiro a força que tiveram para superar!

      Obrigada pelo teu comentário e um beijinho muito grande!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter