Os meus métodos de estudo

Olá, dreamers.

Hoje é dia de partilhar convosco os meus (mais recentes) métodos de estudo/organização para a escola. É certo e sabido que já por várias vezes abordei este tema aqui no blogue, ainda que de diferentes formas, mas é algo sobre o qual gosto de escrever e sei que é útil para algumas pessoas.

Durante o meu percurso escolar fui percebendo que, dependendo do ano de escolaridade em que nos encontramos, o nosso modo de estudar tem de se ir adaptando, nomeadamente, ao grau de dificuldade. Desde que entrei para o secundário que tive de mudar bastante os meus hábitos e métodos de estudo porque me deparei com um ensino bastante mais exigente e que necessita de muito mais estudo, empenho e esforço. Assim, aos poucos, fui adquirindo novos métodos de estudo que me têm ajudado a ter boas notas. Decidi, então, fazer-vos um update dos meus métodos de estudo e explicar-vos cada um deles – quem sabe eles vos possam ser úteis.

estudo
  1. Estejam em que ano de escolaridade estiverem, há algo que é super importante: manter a matéria em dia. Não são os professores que se têm de adaptar ao ritmo dos alunos mas ao contrário, ou seja, os professores não dão a matéria devagarinho, como nós gostávamos, até porque não há tempo, e, dependendo do ano de escolaridade, a matéria vai-se acumulando rapidamente. Para que não sejamos sobrecarregados com uma grande quantidade de matéria quando vamos estudar, é importante que vamos, pelo menos, lendo diariamente a matéria e que absorvamos as aulas a 100%.
  1. Tirem apontamentos. Por vezes, os professores dizem coisas que não vêm nos livros e que podem ser importantes para nos fazerem compreender melhor a matéria. Se tomarmos nota dessas coisas, será mais fácil estudarmos sozinhos em casa.
  1. Usem post-it’s. Seja para vos relembrarem de coisas que têm de fazer, para marcar páginas importantes ou para tomar notas para as quais tenhamos de tomar mais atenção, os post-it’s podem ser grandes auxiliares do nosso estudo.
  1. Façam um resumo da matéria. Depois de lerem a matéria que deram com muita atenção, sublinhando ou salientando as partes mais importantes, resumam-na com as vossas próprias palavras de modo a que percebam tudo o que está escrito.
  1. Depois dos resumos feitos e estudados, façam os vossos próprios mapas mentais, sem auxílio do manual ou dos resumos. Assim, podem avaliar o que sabem acerca de cada tema, ainda que apenas por “tópicos”, e, caso vos falte algo, corrigem no fim quando forem confirmar. [Se quiserem ver como se fazem mapas mentais, podem ver este vídeo.]
  1. Por fim, façam muitos exercícios. Exercícios são a melhor forma de nos autoavaliarmos, de percebermos o que sabemos ou não sabemos, efetivamente. Resolvam os exercícios dos vossos manuais mas não se cinjam apenas a isso, procurem exercícios na Internet, nomeadamente, no site do IAVE, onde têm imensos exercícios de exame e exames nacionais ao vosso dispor.

 

Nota MUITO importante: quando estiverem a estudar, evitem ter distracções à vossa volta, nomeadamente, aparelhos eletrónicos como o computador ou o telemóvel, a menos que sejam estritamente necessários. Se forem daqueles que gostam de estudar com música, sugiro que usem as playlists do “FOCUS” do Spotify, pois ajudam bastante na concentração.

Pronto, penso que não me estou a esquecer de nada. Espero que tenham gostado desta publicação e que vos tenha sido útil. Alguma dúvida podem perguntar nos comentários ou tentar contactar-me diretamente por uma das redes sociais ou pelo e-mail.

Beijinhos,
Dreamcatcher

Comentários

  1. Gostei muito das dicas, são bastante úteis!
    Beijinho,

    http://sixmilesdeeper.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que são umas boas dicas! Na altura em que tinha testes teóricos o que eu fazia para estudar era ir para a biblioteca da escola sem ninguém! Sem dúvida que só isso me ajudava bastante :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! É importante que tenhamos um local de estudo calmo e no qual nos sintamos bem!

      Obrigada pelo teu comentário!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter