#22 - Como ter uma postura correta?

22ªDica (26 de fevereiro a 4 de março de 2017) – Como ter uma postura correta?
Infelizmente, hoje em dia, há cada vez mais pessoas com problemas a nível ósseo, nomeadamente da coluna, e cada vez mais pessoas mais novas. E eu própria me enquadro nesse grupo. Isso acontece porque, desde muito jovens, que adotamos posturas erradas enquanto estudamos ou enquanto estamos no computador ou até mesmo a caminhar e todos esses pequenos erros que cometemos sem nos apercebermos podem ter consequências muito graves. Acreditem que sei do que falo porque, apesar de ter apenas dezasseis anos, já tenho imensas dores nas costas que trazem um enorme desconforto e que podiam perfeitamente ser evitadas se eu tivesse uma postura correta.
Assim, o tema da dica desta semana é exatamente esse: dicas para conseguirmos ter uma postura correta que beneficie a nossa saúde ao invés de a prejudicar. Tendo em conta alguns conselhos que já me deram e algumas coisas que pesquisei, reuni um grupinho de conselhos relacionados com esta temática que vou partilhar convosco. Espero que vos sejam úteis.
  1. Enquanto estiverem a trabalhar, a estudar ou no computador mantenham as vossas costas encostadas à cadeira e ambos os pés apoiados no chão, com as vossas pernas a formarem um ângulo de 90º. Meninas, principalmente, que, como eu, gostam e têm o hábito de cruzar a perna têm de se desabituar, porque prejudica bastante a nossa coluna.
  1. Enquanto estão de pé, apoiem o vosso peso nos dois pés, evitando descair e fazer mais força sobre um dos pés.
  1. Não usar malas muito pesadas num só ombro. Às pessoas que usam mochila, nomeadamente para a escola, carreguem-na nos dois ombros.
  1. Aprendam exercícios de alongamento que vos ajudem a esticar os músculos e facilitam uma postura mais correta.
  1. Evitem dormir de barriga para baixo, sendo a posição oposta a preferencial.
  1. Se sentirem os vossos músculos bastante rígidos ou tiverem dores muito fortes, optem por fazer cerca de 30 minutos de calor na zona afetada, seguidos de uma massagem com uma pomada/creme para as dores.
  1. Quando se baixarem, para pegar em alguma coisa, por exemplo, façam-no de joelhos dobrados, pés afastados e abdómen contraído, sem inclinarem as vossas costas para a frente.
Estas foram as dicas mais importantes que encontrei e que eu acho que são muito simples de realizar. Falando por mim, que estou a tentar cumpri-las, a adaptação a esta nova postura não é fácil. É desconfortável, pode causar algumas dores pela falta de hábito e exige bastante concentração da nossa parte, mas a longo prazo tornar-se-ão um hábito e vão trazer muito mais saúde às nossas costas.
Espero que tenham gostado e espero ter-vos sido útil.
Beijinhos,
Dreamcatcher

Comentários

  1. Se à coisa que tenho dificuldade é manter as costas direitas :/

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nos habituamos a uma postura incorreta, é mesmo difícil corrigir.

      Obrigada pelo comentário,
      beijinhos

      Eliminar
  2. Quando eu comecei a ler o post comecei a indireitar a coluna, tirar os pés debaixo do rabo ahahah. Eu só consigo dormir de barriga para baixo :(
    Vou começar a seguir as tuas dicas, tem de ser senao mais tarde começo a sofrer :|
    Gostei muito do post querida, parabens!
    Já seguia o teu blog se quiseres segue o meu eheh :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também só durmo de barriga para baixo ou de lado, mas pronto...
      É isso mesmo - quanto mais cedo começarmos, melhor é para nós!

      Muito obrigada, beijinhos

      Eliminar
  3. Obrigada pelas dicas, eheh
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei , segui o blog !
    thedevillprada.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Love Yourself

Feliz Natal! | 2016

10 Factos Curiosos sobre Harry Potter