#23 - Como adotar um estilo de vida mais saudável?


23ªDica (16 a 22 de julho) – Como adotar um estilo de vida mais saudável?

Cada vez surgem casos de pessoas com problemas de peso e com problemas de saúde bastante graves que derivam de uma má alimentação ou de um estilo de vida muito pouco saudável. Assim sendo, e porque eu não sou exemplo para ninguém no que toca a este tema, eu resolvi fazer as minhas pesquisas e compilei um conjunto de dez dicas que encontrei e que eu própria vou tentar por em prática. Vamos a isso?

dicas

1.       Aumentem o consumo de água.
Eu sinto-me culpada quanto a este tópico: não bebo tanta água quanto necessito e quanto gostaria. No máximo, devo beber meio litro de água por dia, o que é muitíssimo pouco, tendo em conta que devemos beber cerca de dois litros de água por dia. Mantermo-nos hidratados é fundamental, especialmente nesta altura do verão, visto que deixa a nossa pele mais saudável.
2.       Tomem sempre o pequeno-almoço.
Saltar uma refeição de tão grande importância como o pequeno-almoço é tudo menos saudável. São os nutrientes que ingerimos no pequeno-almoço que fornecem energia ao nosso corpo para começar o dia, depois de termos estado oito horas (ou mais) em jejum, durante o sono. Fruta ao pequeno-almoço é uma ótima opção, visto que é a altura em que os nutrientes destes alimentos são mais bem aproveitados.
3.       Pratiquem exercício físico de forma regular.
O exercício físico é fundamental para nos manter sãos, porque um corpo saudável ajuda sempre a que nos sintamos bem também psicologicamente. Uma simples caminhada diária pode ajudar-nos a melhorar o nosso estado de espírito e evita doenças cardíacas. Além das caminhadas, há sempre os ginásios e as aulas de grupo.
Evitar passar muito tempo sentado, também é uma boa forma de mantermos o nosso corpo ativo (mas só por si não chega, como é óbvio).
4.       Durmam bem.
Uma boa noite de sono é essencial para que o nosso corpo esteja bem e, consequentemente, também a nossa mente. É fundamental que o nosso corpo descanse durante a noite para repor todas as energias gastas durante o dia. Para os adultos, o número de horas de sono deve ser entre 7 a 8 horas (por noite).
5.       Façam 5 a 6 refeições por dia.
É muito importante controlarmos o número de refeições que fazermos por dia e não saltarmos nenhuma, tentando criar uma rotina no nosso organismo para que este funcione melhor e não sintamos sensação de fome. Se habituarmos o nosso corpo a comer sempre às mesmas horas, todos os dias, e o mesmo número de vezes, ele só vai pedir comida nessas horas, evitando refeições extra que, na maioria da vezes, não são muito saudáveis.
6.       Evitem fritos.
Alimentos fritos contêm muito mais gordura e, portanto, são muito menos saudáveis que alimentos cozidos ou grelhados. Assim, fritos devem ser comidos em pouca quantidade ou, se possível, não ingeridos de todo.
7.       Durante o almoço ou o jantar, dividam o vosso prato corretamente.
Ou seja, na altura de tirarem a comida para o vosso prato, tenham atenção nas proporções. Devem dividir o vosso prato a meio e preencher uma das metades com vegetais; a outra metade, por sua vez, deve ser de novo dividida a meio, sendo colocado numa dessas metades a proteína (carne ou peixe) e noutra metade os hidratos de carbono (arroz, massa, batata).
8.       Comam carnes brancas.
Carnes como frango ou peru, as ditas carnes brancas, ou peixe são mais saudáveis pois possuem menores índices de gordura.
9.       Evitem refrigerantes.
Refrigerantes e sumos que não sejam naturais não são coisas lá muito saudáveis e quanto mais os pudermos evitar, melhor é para nós. Refrigerantes e sumos podem provocar diabetes, aumento da pressão arterial e podem levar à obesidade.
10.   Last but not least… Evitem açúcar e alimentos açucarados.
Este é provavelmente o meu maior erro – eu adoro doces e chocolates. Estes alimentos estão cheios de açúcar (e de outras porcarias) e quanto mais longe deles nos mantivermos, melhor é para a nossa saúde. Tentem ao máximo substituir o açúcar por adoçante ou então comer os alimentos de forma natural, sem adicionar açúcares ou outras coisas – mais tarde ou mais cedo, as vossas papilas gustativas vão habituar-se.

Pronto, e foram estas as dicas que eu considerei mais importantes e que resolvi partilhar convosco. Prometo que vou tentar segui-las ao máximo! E vocês? Têm algumas dicas para terem uma vida mais saudável? Contem-me tudo nos comentários!

Beijinhos,
Dreamcatcher

Comentários

  1. Excelentes dicas! Confesso que também não bebe tanta água como devia, mas é um trabalho em progresso.

    Beijinhos,
    AMOR'A SARA

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    Respostas
    1. Sim, com o tempo acredito que nós as duas vamos lá! Ahah :)
      Muito obrigada, querida :) Beijinho

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  2. São óptimas dicas adorei.
    Vai dar super jeito para a minha dieta haha


    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

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  3. Boas dicas :). Orgulho-me de já as cumprir a todas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

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  4. Ótimas dicas! Tento segui-las sempre! Ando num ginásio e sempre que posso vou, tento fazer uma alimentação correta mas só me falta mesmo é beber mais água haha :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

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    Respostas
    1. Eu confesso que, apesar de praticar dança e ter educação fisica na escola, sou muito preguiçosa no que toca a exercício físico ahah!
      Obrigada e beijinhos!

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  5. Boas dicas. :)

    http://bloomblogue.blogspot.com/2017/07/ha-dois-meses-nasceu-o-bloom-sorteio-e.html (Está a decorrer um sorteio no meu blogue.)

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