Regresso às Aulas: #2 - 10 conselhos para o teu ano letivo


Aulas

Olá!

Aqui estou eu com mais um post da série de regresso às aulas do blogue e, se no post passado falei das minhas expetativas para o meu ano letivo, hoje trago-vos dez conselhos que vocês devem ter sempre em conta e devem seguir durante o vosso ano letivo. Vamos descobrir quais são?

Aulas

1º: Dorme bem. Se há coisa que é importante para a nossa concentração e atenção durante as aulas é o número de horas de sono. Os adolescentes dos 13 aos 18 anos devem dormir, pelo menos, oito horas por noite e essas oito horas devem ser ininterruptas e descansadas, para que o dia seguinte corra bem.

2º: Arranjem passatempos. Estar na escola implica muitas horas de estudo, como todos sabemos, mas é importante também que tenhamos distrações que nos ajudem a descontrair, porque estudar em demasia também não é saudável. Depois de uma tarde de estudo é importante arranjarmos algo para fazer a seguir que nos ajude a relaxar e a esquecer um pouco todo o stress.

3º: Definam objetivos específicos. É muito mais fácil nós estudarmos e aplicarmo-nos se tivermos metas e objetivos concretos. Se definirmos que queremos terminar o ano com média de x valores, então nós vamos esforçarmo-nos muito mais para atingirmos aquele objetivo, por vezes, mesmo sem nos apercebermos.

4º: Sejam organizados. A organização é fundamental para que o vosso ano letivo corra bem. É importante saberem sempre que testes têm na semana que vem, que apresentações têm de preparar, que matérias têm de estudar, onde têm os apontamos do ano anterior que necessitam para rever tal matéria, etc. Sermos organizados é meio caminho andado para o sucesso.

5º: Não descurem a vossa vida social. Isto pode parecer um bocado estúpido, mas, na minha ótica, é essencial que mantenhamos uma vida social durante o tempo de aulas, porque também nos ajuda a relaxar um pouco. Isolarmo-nos não é algo saudável, muito menos por causa dos estudos, e mantermos o contacto com pessoas que estão na mesma fase da vida que nós e a passar pelas mesmas experiências é fundamental e pode ser uma grande ajuda, além de que tempo com amigos é sempre ótimo para descontrair.

6º: Mimem-se. Quando estamos muito concentrados em alguma coisa, nomeadamente em sermos bem-sucedidos na escola, temos tendência em descurarmo-nos. O que quero dizer com isto? Estamos tão focados naquilo que temos de fazer, que nos esquecemos de que é igualmente importante cuidarmos de nós e mimarmo-nos. Por vezes, temos de nos sentir bem connosco mesmos para que tudo o resto corra bem na nossa vida.

7º: Não sobrevalorizem os vossos falhanços. Nem sempre as coisas correm bem e todos já passámos por alturas na escola em que falhámos numa ou outra coisa, seja num teste ou não. É claro que é importante refletirmos sobre isso e percebermos o que correu mal para que possamos melhorar, mas não devemos dar demasiado valor a isso e ficar demasiado obcecados com o facto de termos falhado num determinado aspeto, porque isso vai fazer com que deixemos de estar tão focados em sermos melhores e fiquemos apenas focados naquele erro, o que pode vir a comprometer tudo o resto que poderia correr bem.

8º: Peçam ajuda. Nós não nascemos ensinados e não temos todos a mesma facilidade em apreender as coisas. Aliás, por vezes, somos muito bons numa determinada matéria, mas temos imensas dificuldades noutra – é algo totalmente normal. Quando temos dificuldades é importante que as saibamos aceitar e identificar e que saibamos pedir ajuda para as ultrapassar, porque podemos não ser capazes de o fazer sozinhos. Pedir ajuda não é fraquejar, mas sim assumir que somos humanos e que não somos detentores de todo o conhecimento.

9º: Não tenham vergonha. Quem nunca teve vergonha de dizer uma resposta na sala de aula com medo de errar? Isto já nos aconteceu a todos e, por mais normal que seja, é errado. Se achamos que sabemos a resposta à pergunta do professor ou que temos algo de importante que pode ser como um contributo pertinente para a aula, devemos falar sem medo de sermos julgados ou criticados. Se errarmos, paciência; errar é humano e eu acho que ainda não há robots nas escolas. Além disso, se errarmos, os professores estão lá para nos corrigir e ensinar para que não voltemos a cometer o mesmo erro, por isso não temos de ter vergonha nenhuma de falar e de expor as nossas dúvidas.

10º: Sejam práticos. Se estão no secundário, sabem que todo o tempo é pouco e que andam sempre a correr e atolados em trabalho, por isso precisam de ser práticos – o que acaba por ter um pouco a ver com a questão da organização também. Saibam gerir o vosso tempo da melhor forma possível, sem terem de andar sempre a correr. Se não querem andar sempre carregados com os vossos livros de casa para a escola e da escola para casa, arranjem um cacifo onde os colocar e aproveitem as horas de almoço para adiantar coisas que tenham para fazer. Se tiverem apoios gratuitos na escola, aproveitem-nos. Se têm uma atividade extra escola e o horário for mais ou menos coincidente com o do final das vossas aulas, utilizem o tempo entre o final das aulas e o início da atividade para estudar na escola ou no local onde essa atividade se vai realizar. Isto são tudo pequenos exemplos de como podemos ser práticos e rentabilizar melhor o nosso tempo.
Pronto… Basicamente, eu penso que é isto. São coisas importantes que devemos ter sempre em mente, por mais básicas que sejam, pois podem ser uma grande ajuda para o nosso ano escolar. Têm outros conselhos que sigam e acham importantes? Partilhem nos comentários!
Beijinhos,
Dreamcatcher

Comentários

  1. Gostei muito das dicas. 😊
    Beijinho.

    http:nepheshing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já não estou a estudar mas são excelentes dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas! Beijinhos :) https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Concordo imenso com a 2ª, às vezes exageramos no estudo e só trás mais stress. Adorei as dicas, e termos os nossos dias organizados é sem dúvida um essencial! Eu também costumo tirar dúvidas aos meus colegas, ajuda imenso no estudo, se não temos dúvidas ajudar os outros a perceber é o próximo passo! kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube
    Giveaway de 3 anos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário