Tradições da minha cidade | ACMA

Alô, dreamers! Então, que tal está a ser este mês de fevereiro para vocês? Espero que esteja a correr conforme os vossos planos e desejos. Hoje, trago-vos uma publicação sobre tradições e costumes – o tema do ACMA deste mês que, confesso, inicialmente, me assustou um bocadinho. Espero que gostem do que aí vem!

Quem já acompanha o blogue há algum tempo, sabe que eu sou de Coimbra, uma cidade cheia de encanto. Ora bem, Coimbra é uma cidade bastante antiga – o seu nascimento data do ano de 1111 – e, como tal, é palco de inúmeras tradições que se foram sendo criadas e mantidas ao longo dos tempos. Hoje, apresento-vos, então, algumas tradições que já são típicas em Coimbra.



1.       Procissão da Rainha Santa Isabel
Esta é uma tradição que ocorre a cada dois anos (nos anos pares), por alturas do início de julho, uma vez que o dia da cidade é assinalado no dia 4 desse mesmo mês. Na festa em honra da padroeira da cidade, a Rainha Santa Isabel, há duas procissões, normalmente, que fazem um mesmo trajeto mas invertido: uma delas começa na Igreja da Rainha Santa e acaba na Igreja de Santa Cruz e a outra faz o percurso inverso, ambas passando pelo centro da cidade.

2.       Cortejos académicos
Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes e esse título não é despropositado. É na minha cidade que se situa a mais antiga Universidade do país e uma das mais antigas da Europa, sendo uma instituição que acolhe milhares de estudantes por ano. Sendo a cidade dos estudantes, os dois cortejos académicos que se realizam, normalmente, em outubro (Festa das Latas e Imposição de Insígnias) e em maio (Queima das Fitas) são já tradição em Coimbra, trazendo muita gente às ruas da cidade para ver os estudantes desfilarem.

3.       Serenata Monumental
Ainda ligada às tradições académicas que são tão caraterísticas desta cidade, temos a Serenata Monumental, que dá início à Queima das Fitas (que, como já disse, ocorre nas primeiras semanas de maio). É uma Serenata que, geralmente, se realiza a uma quinta-feira à noite na Sé Velha e que é, para muitos estudantes, o primeiro momento em que vestem o traje, enquanto que, para outros, é um dos últimos momentos em que o fazem, sendo, por isso, um momento de grande emoção, caraterizado pelo típico saudosismo português.

4.       Feira Medieval
Esta é uma tradição um bocadinho mais recente (fez 25 anos no ano passado), mas que se tem tornado cada vez mais vincada e que tem chamado cada vez mais gente a Coimbra. A Feira Medieval decorre, normalmente, no início do mês de julho e tem lugar no Largo da Sé Velha, também. Nesta feira, podemos encontrar figuras e quadros da época retratada, bem como comércio de produtos, animação variada e ainda uma Ceia Medieval. No ano passado, devido às celebrações dos 25 anos, houve ainda um Torneio de Armas a Cavalo.

5.       Fado de Coimbra
Esta é uma daquelas tradições que tem passado e permanecido ao longo dos séculos, apesar de todas as mutações que a modernidade trouxe. O fado de Coimbra é único e há sítios nesta cidade que o tornam ainda mais especial. Fado ao Centro ou aCapella são alguns dos sítios onde se pode desfrutar de bom fado de Coimbra durante o ano inteiro, para não falar das Tunas académicas que também vão dando o ar da sua graça.

Por hoje, acho que é tudo. Um dos meus objetivos com este post foi dar a conhecer um pouquinho mais de Coimbra, das suas raízes e tradições a quem pouco sabe sobre esta cidade maravilhosa. Para quem nunca visitou, espero ter aberto a curiosidade e espero que se tenham sido persuadidos a uma visita futura. Espero mesmo que tenham gostado deste post!





Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir página do ACMA no facebook e a Revista.


Comentários

  1. As tradições relacionadas com a faculdade eu adoro! Adoro ouvir os fados de coimbra!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  2. Muito interessantes, as tuas tradições!

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.,'pt

    ResponderEliminar
  3. adoro Coimbra é uma cidade maravilhosa sem dúvida. Já a visitei várias vezes e cada visita é sempre melhor! :)

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma cidade maravilhosa!
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário