Passeio por Arouca

Alô, dreamers!

No passado dia 21 de março, tive uma visita de estudo pelo concelho de Arouca no âmbito da disciplina de Geologia. O objetivo do nosso passeio era visitar alguns dos geossítios existentes neste concelho e que fazem parte do Arouca Geopark. Mas, antes de vos mostrar as fotos dos sítios lindos que tirei, vou só esclarecer alguns conceitos e explicar-vos um pouco do que vi. 

Todos os 328 quilómetros quadrados do munípio de Arouca são classificados como geopark, um parque com património geológico de grande importância, reconhecido como tal pela UNESCO, cujo propósito a geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentável e o turismo. Este parque tem, em toda a sua extensão, 41 geossítios - sítios de interesse geológico que se destacam pela sua singularidade e valor -, ocupando as serras da Freita, de Montemuro e da Arada. 


Como um dia não seria suficiente para visitar todos os geossítios, vou mencionar aqui quais os que visitei e que poderão ver, abaixo, nas fotografias: Pedras Parideiras da Castanheira, Trilobites Gigantes de Canelas, Frecha da Mizarela, Contacto Litológico da Mizarela e Campo de Dobras da Castanheira. É claro que de Geologia eu percebo pouco e que este não é um tema do interesse de todos, por isso eu vou apenas partilhar convosco as fotografias que tirei, dando apenas as informações que eu achar relevantes. 

Museu das Trilobites Gigantes de Canelas






Frecha da Mizarela e Contacto Litológico






Campo de Dobras da Castanheira e Pedras Parideiras





Bem, e foram estas as fotos que tirei. Como sabem não tenho uma boa câmara fotográfica, pelo que usei o meu telemóvel - peço desculpa se algumas fotos não têm tão boa qualidade. Espero que tenham gostado e que, quem sabe, se tenham sentido tentados a visitar estes locais maravilhosos que o nosso país tem para nos oferecer.

Beijinhos,


Comentários

  1. Uma palavra para descrever as paisagens: uau!
    Beijinho grande.

    https://apenasfrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Também fiz essa visita de estudo quando andava no secundário e espero que tenhas aproveitado porque é realmente um sitio fantástico! Eu tive azar, nesse dia em que fui estava a chover imenso, imenso nevoeiro e não consegui aproveitar tudo a 100% mas o que aproveitei deu para perceber que é um local fantastico e geologicamente muuuuito interessante e espero que tenhas conseguido aproveitar ao maximo!
    Beijinhos,

    Girly World ♥ | Último post | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivémos a sorte de apanhar um dia lindo (apesar de muito frio!).
      Obrigada pelo teu comentário! Beijinhos grandes

      Eliminar

Enviar um comentário